-
Arquitetos: Kongats Architects
- Área: 6 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Shai Gill
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo de Ciências da Saúde Terrence Donnelly (TDHSC), da Universidade de Toronto em Mississauga, acomoda instalações de ensino e pesquisa para a nova Escola da Medicina em Mississauga. O campus é conhecido por suas relações intimistas que tem como cenário seu ambiente natural e projeto de futuro.
O programa funcional do TDHSC abriga três grupos principais de usuários: a nova faculdade de Medicina de Mississauga, o Departamento de Comunicação e Biomedicina e o Departamento de Antropologia e Medicina Forense. Este programa inclui salas de videos, teatros, conferências, salas de aula, seminários, sala para professores, escritórios administrativos e laboratórios de ensino e pesquisa.
Cada um destes grupos possuem um espaço distinto com identidades do próprio programa. Uma série de "caixas" empilhadas, onde cada uma encolhe ou alarga conforme o pavimento para otimizar as necessidades dos programas enquanto gera vista e acesso à iluminação natural. Os espaços externos criados com este empilhamento das "caixas" tornam-se terraços de lazer com jardins. Os locais de ensino, escritórios e laboratórios são todos ajardinados.
O TDHSC está implantada em um terreno inclinado que sobe por fora do campus Ring Road e marcará a entrada do futuro Academic Quad. As placas da fachada do TDHSC acentuam a suave paisagem ao sul, leste e oeste, enquanto na fachada norte a construção é uniforme e irá fornecer uma fachada formal para o Academic Quad. A fachada de aço inox chanfrado reflete tanto a luz natural quanto a iluminação artificial, criando um marco presente na paisagem.
A configuração do painel de aço é determinada pela sequência aritmética com ângulo de 15, 30, 60, 90 que impõe tanto uma aparência variada quanto uma estratégia para diminuir a insolação solar. As propriedades reflexivas dos painéis de aço inox e sua configuração também tem um benefício bioclimático, no calor do verão é desviado do interior do edifício e no inverno, estes painéis proporcionam uma manta isolante.
De acordo com a vontade da Universidade de Toronto de construir um edifício sustentável, o TDHSC foi projetado para ter a certificação LEED Gold.
Recursos sustentáveis de projeto que nós seguimos:
- O TDHSC será provida de um acesso direto ao transporte público. No futuro, o estacionamento existente ao norte será eliminado e substituído pelo Academic Quad.
- O TDHSC é servido de uma estação central de energia, eliminando a necessidade de boilers, chillers e torres de resfriamento. A estação de energia reduz o consumo físico, a emissão de carbono do edifício e os níveis de barulho associados à uma torre de resfriamento.
- A Universidade de Toronto está situada na bacia hidrográfica do Credit River. Ela tem demostrado compromisso com um manejo efetivo das águas pluviais que correm para o rio através de uma série de caixas de retenção. O manejo de águas pluviais do TDHSC irão reduzir ainda mais o impacto no sistema existente com cobertura verde e cisternas para captação e reutilização em todos os banheiros.
- O TDHSC será composto por materiais onde o conteúdo reciclado pós-industrial e pós-consumido excede 15% da construção. O projeto também desviará mais de 75% do lixo de construção para estações de reciclagens.
- O complexo é revestido por um sistema de dupla pele, uma de vidros e outra independente de aço.
- As placas individuais por pavimento são distribuídas para que o TDHSC seja equipado com janelas para ventilação natural. Todos os auditórios, salas de aula, laboratórios, seminários e corredores públicos tem acesso à iluminação natural direta ou indiretamente.
- Todos os espaços ocupados terão sensores individuais de movimentos e controles.
- Todos os espaços ocupados terão controles de temperatura.
- O TDHSC está equipado para recuperar o calor de toda a exaustão mecânica do sistema de ar, incluindo os laboratórios.